A função Detecção de Acidente é um dos grandes destaques dos novos iPhone 14 e 14 Pro e dos Watch Series 8, Watch SE (2ª geração) e Watch Ultra. Nela, os sensores do automóvel são capazes de detectar um acidente grave de automóvel e acionar automaticamente os serviços de emergência.
+Hyundai cria hotel que usa carros elétricos como geradores; entenda
+ Personagem X-23, de X-Men, chega ao Fortnite
+ AbramsX: o tanque americano M1 com motor híbrido
+ Airbus organiza leilão de objetos de A380 desativado
O problema é que, segundo uma reportagem do Wall Street Journal, proprietários dos smartphones e dos smartwatches nos Estados Unidos reportaram que o seus equipamentos eletrônicos confundiram a força gravitacional de uma montanha-russa e a forte desaceleração com os efeitos de um acidente de carro e acionaram automaticamente os serviços de emergência.
Até é possível responder ao dispositivo e cancelar a função, mas desde que isso aconteça em um tempo de 20 segundos a partir do acionamento.
Procurada pela publicação, a Apple destacou que o aplicativo é extremamente preciso na detecção de acidentes e que o algoritmo foi calibrado com dados de mais de um milhão de horas de acidentes. Por outro lado, a empresa ressaltou que a funcionalidade seguirá em aperfeiçoamento de tempos em tempos.
Como desativar a Detecção de Acidente
É possível desativar alertas e chamadas automáticas de emergência após um acidente de carro grave. Saiba como a seguir:
No iPhone
- Abra o app Ajustes.
- Toque em SOS de Emergência.
- Desative a opção “Ligar Após Acidente Grave”.
No Apple Watch
- No iPhone, abra o app Apple Watch.
- Na aba Meu Relógio, toque em “SOS de Emergência”.
- Desative a opção “Ligar Após Acidente Grave”.